sábado, 25 de maio de 2013

Trabalhando com Propagandas e slogans

TRABALHANDO COM PROPAGANDAS E SLOGANS



INTRODUÇÃO
O objetivo da publicidade é convencer os consumidores. Seus textos são escritos na forma imperativa e as imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações. Os slogans são formados por uma frase repetida com frequência. Suas mensagens devem ser curtas, diretas e positivas. Um slogan ou frase de efeito, por sua vez, é uma frase de fácil memorização e deve lembrar o nome da marca. Ao conhecer os slogans, a criança passa a conhecer não só as finalidades e características linguísticas e textuais deste tipo de texto, mas também pode tornar-se um consumidor mais atento e crítico, pois passa a conhecer os elementos de persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público.

 OBJETIVOS: 
Analisar as escolhas lexicais utilizadas na linguagem dos slogans; Identificar o sentido que as palavras utilizadas nos slogans provocam na compreensão dos leitores; Elaborar slogans, obedecendo às regras de redação desse gênero textual Classificar os modos verbais; sobretudo o modo Imperativo e as diferenças existentes entre a linguagem formal e informal.

 COMPETÊNCIAS: 
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
a) Determinar as situações específicas de comunicação nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar ideias, defender ponto de vista, replicar etc;
 b) Empregar as convenções da escrita como uma exigência social;
 c) Compreender as finalidades e funções do texto publicitário;
 d) Aplicar a linguagem específica no texto publicitário: seus recursos linguísticos e não-linguísticos

 METODOLOGIA:
 Aula expositiva dialógica. Exposição de Power Point, vídeos da Internet, resolução de exercícios, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, DVD)

 AÇÕES DIDÁTICAS:
 Primeiro momento: Apresentação de vídeo da Internet com propagandas antigas, para que as crianças percebam as diferenças ocorridas ao longo do tempo, através da leitura das informações contidas no anuncio: público alvo, imagens, vestuário, eletro domésticos... Comparação com os DIAS atuais: o que mudou? Por que mudou? Apresentar cartaz rótulo de um produto e mostrar, a seguir, outros recursos de linguagem que estão presentes no discurso publicitário: Intertextualidade. O anúncio remete a canção, poema, ditado ou outro anúncio famoso. Personificação. Características humanas são atribuídas a objetos e animais. Muito utilizada em campanhas direcionadas ao público infantil, como brinquedos e guloseimas. Pronomes de tratamento da segunda pessoa. Exemplo: "Você não pode perder esta promoção!" Vocativo. Exemplo: "Mãe, o shopping Aricanduva é show!" Imperativo. Exemplo: "Compre já!" Peça aos alunos para procurar em revistas
 Segundo momento: QUIZ sobre slogans famosos, Escolha de um slogan famoso, trabalhado em aula, para ilustrar fazendo uma correlação Com o tema Dia das Mães. Ex: “minha mãe não é Nescau mas tem 1001 utilidades.”
 Terceiro momento: Interpretação crítica de alguns produtos conhecidos; Observação de propagandas antigas, aproveitando todas as possibilidades de trabalhar Interdisciplinarmente os conteúdos de História, geografia, matemática, temas transversais;
 Avaliação: 
Criação de um novo produto e de seu slogan jornais outros anúncios que utilizem os recursos aprendidos.

 QUIZ SOBRE SLOGANS FAMOSOS

 1 -"Amo muito tudo isso". Esse slogan pertence a qual rede de fast foods?
 ( ) Giraffas ( )Bob's ( ) Burger King ( )McDonald's

 2- "A gente se vê por aqui". A qual rede de televisão pertence esse slogan?
 ( ) -Record ( )SBT ( ) Rede TV ( ) Globo

 3- "Abra a felicidade". A qual refrigerante esse slogan pertence?
 ( )Coca-Cola    ( )Fanta    ( )Pepsi  ( ) Schweppes

 4 - Complete a lacuna: "Tomou ___, a dor sumiu".
 ( )Aspirina   ( )Lisador   ( )Doril  ( )Eno

 5- "Tem 1001 utilidades" é o slogan da Brastemp. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
 ( )Verdadeira ( )Falsa

 6 - "É gostoso e faz bem" é o slogan da Kibon. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
 ( )Verdadeira ( ) Falsa

 7 - De quem é o slogan "O caldo nobre da galinha azul"?
 Resposta: ___________________________________________ (Uma palavra - 5 letras)

 8 - De qual achocolatado é o slogan "Energia que dá gosto"?
Resposta: _________________________

 9- Complete o slogan: "Dê férias para seus pés, use ___".
 ( )Pegada    ( ) Havaianas    ( )Rider    ( )Ipanema    ( )Conga

10- Complete com o slogan do Danoninho: "Vale por um ___".
 ( )Lanchinho   ( ) Docinho    ( )Bifinho    ( )Sorrisinho    ( )Moranguinho

 11- "É impossível comer um só". É de que marca?
 ( )Bis    ( )Batom    ( )Elma Chips    ( )Tortuguita    ( )Suflair

 12- Complete com o slogan da Embratel: "Faz um ____________________".

13- Qual é a cerveja que desce redondo?
 ( )Brahma    ( )Antarctica   ( ) Kaiser   ( )Skol   ( )Bohemia


 14 - Qual refrigerante tem como slogan "A Energia que contagia"?
 ( )Coca Cola ( )Guaraná Antarctica   ( )Pepsi Twist    ( ) H2OH    ( )Fanta Laranja

 15 Qual a operadora de celular que o slogan é "Viver sem fronteiras"?
 ( )TIM ( )Oi ( )Claro ( )Vivo

 16- Qual é a "verdadeira maionese"?
 ( )Taeq    ( )Liza    ( )Soya   ( )Hellmann's    ( )Arisco

 17 - Qual é o sabão em pó do "Branco total radiante"?
 ( )Ace   ( ) Omo   ( ) Ariel   ( )Brilhante    ( )Tixan Ipê

 18 - Qual a grande loja que tem "Prazer em conhecer..."?
 ( )Riachuelo   ( ) Marisa   ( ) Renner   ( )Americanas   ( ) C&A

19-Qual a loja que tem "Dedicação total a você"?

20-Que empresa que "A vida com S é mais gostosa"?
 Resposta: ___________________________________

 20-Que empresa que "A vida com S é mais gostosa"?
 Resposta: _________________________________

TRABALHANDO OS SLOGANS FAMOSOS NO DIA DAS MÃES






"minha mãe não Citibank mas só quer o melhor pra mim"










"minha mãe não é Claro mas tem a vida em suas mãos"










"minha mãe não é Nescau mas tem 1001 utilidades












"minha mãe não é cerveja Itaipava mas não tem comparação"











"minha mãe não é SBT mas compartilha dia a dia"








 SUGESTÕES DE VÍDEOS DE PROPAGANDAS ANTIGAS
 http://www.youtube.com/watch?v=52hB4aRIvtU&feature=player_detailpage http://www.youtube.com/watch?v=foXx_SKLe3k&feature=player_detailpage http://www.youtube.com/watch?v=xU9wy5il7iU&feature=player_detailpage http://www.youtube.com/watch?v=67g-qKzCYrY&feature=player_detailpage http://www.youtube.com/watch?v=7bX4Tf5Zbv4&feature=player_detailpage http://www.youtube.com/watch?v=65h6LTJA168&feature=player_detailpage

 PROPAGANDAS ANTIGAS: 
 Sugestões de como trabalhar os conteúdos de forma inter e transdisciplinarmente

OBSERVAR A EMBALAGEM, SLOGAN, A PALAVRA GOSTO COM ACENTO (trabalhar acentuação).
Mudanças ao longo do tempo(nas pessoas,na embalagem),   rima,sinais de pontuação,interpretação das imagens, slogan.  medida de capacidade.
Evolução dos meios de comunicação e das tecnologias(como é a TV portátil de hoje?)



Infância: Ontem e Hoje



 BIBLIOGRAFIA

revistaescola.abril.com.br/.../outdoor-convencer-em-poucas-palavras-
42http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27136
kdimagens.com/imagem/nescau-energia-que-da-gosto-e-barriga-1444

rachacuca.com.br › Quiz › Conhecimentos Gerais › Slogans‎