quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Processo de Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais




                                                   

A educação inclusiva faz parte de um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos, que preconiza uma “Escola para Todos”, garantindo a igualdade de oportunidades, independentemente de qualquer característica individual.

No entanto os alunos com necessidades educacionais especiais, muitas vezes freqüentam as escolas da rede regular de ensino, mas não recebem o apoio necessário para que possam se desenvolver e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. Estar incluído é muito mais do que uma presença física: é um sentimento e uma prática mútua entre a escola e a criança.

É preciso criar espaços educacionais inclusivos, e buscar a superação de uma educação reprodutora, para uma educação emancipadora, capaz de respeitar a participação e a autonomia de cada indivíduo.

Esta página tem por objetivo descrever algumas atividades didáticas de sala aula que podem ser desenvolvidas com os alunos do ciclo I do Ensino Fundamental. Elas são tão efetivas para o aluno comum quanto para o aluno com deficiência

DÊ DOIS CLIQUES NA DISCIPLINA DESEJADA PARA BAIXAR AS ATIVIDADES