domingo, 29 de junho de 2014

Trabalhar as operações de adição e subtração de frações usando material concreto.







http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014/02/adicao-e-subtracao-de-fracoes.html

Equivalência de frações.

Um exercício que eu faria com meus alunos caso tivesse que trabalhar frações,  um quadro de equivalência de frações:

 Cada grupo faria um quadro como este. Os alunos fariam tirinhas de papel  coloridas e comparariam estas frações porque estamos relacionando  todas as frações com uma mesma unidade (1).

Outra forma de comparação, seria os alunos verificarem, colocando uma régua na vertical da indicação da fração 1/2, quais as frações  são do mesmo comprimento.

 

Depois no quadro escreveríamos:

 

1/2 = 2/4 =3/6 = 4/8 =...

 

Qual a próxima fração equivalente?

 

Dizemos então que:

2/4, 3/6,  4/8, 6/12 são frações equivalentes a...

 

No quadro escreverei:

1/3 = 2/6, 3/9, 4/12 ...

 

Orientarei os alunos a concluir que a fração 3/6 foi obtida da fração 1/2 pela multiplicação do numerador e denominador por 3.

Com outros exemplos parecidos, os alunos concluirão que o valor de uma fração não se altera quando  multiplicamos o numerador e o denominador por um mesmo número, isto é, obtemos sempre frações equivalentes.