quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM AS ELEIÇÕES

TRABALHAR OS SLOGANS COM OS ALUNOS - criar seu próprio slogan

Os marqueteiros de campanhas sabem a importância de um bom slogan para ajudar o candidato a se tornar conhecido e identificado com o eleitorado. E olha que isso não é novo. Dizem os especialistas que o primeiro e mais conhecido foi o “Terra à vista”, do marinheiro da embarcação de Cabral ao descobrir o Brasil. Mas outros slogans marcaram épocas distintas da política nacional. “O petróleo é nosso”, por exemplo, identificou a campanha governamental de Getúlio Vargas, em 1950. E foi no regime militar, instalado a partir de 1964, que os slogans se proliferam. “Brasil, ame-o ou deixe-o”, foi o mais conhecido. E houve ainda o “Ninguém segura este País”, o “Pra frente, Brasil”, da Copa de 70, e o “Eu te amo meu Brasil”, do governo Médici. As campanhas estaduais também foram pródigas em pérolas como “Não vote em branco, vote Negrão de Lima”, usado na campanha do então candidato a governador do Rio.   Mas foi um candidato de Mogi das Cruzes quem ganhou notoriedade nacional. Apelidado de Defunto, ele mandou ver na propaganda: “Vote em Defunto, porque político bom é político morto”. Ele até podia ter razão. Mas não se elegeu.

http://www.odiariodemogi.inf.br

Inúmeros candidatos  se embaralham para desenvolver os seus slogans, porque, aparentemente, parece ser fácil, mas não é. O slogan é a alma da campanha do candidato e é justamente dele que surge o discurso.





As crianças criaram slogans com o próprio nome. Usando recortes de revistas fizeram  a ilustração.
                                          Vote Guilherme Estudante - Ele  pensa no futuro!
                                               vote João Pedro - não fique parado pensando!
                                            Vote em Pedro - não vire pateta!
                                           Ana Claudia a candidata que não te faz de palhaço!
                                           Vote Anna Luíza  da Passarela - Ela nunca sai do salto!

MATEMÁTICA - TRABALHAR GRÁFICOS E TABELAS; porcentagem
sugestões de perguntas:

Quais são os candidatos?
Quem é o mais votado?
Qual a diferença entre o primeiro  e o segundo colocado?
Qual é o resultado da soma dos três primeiros colocados na pesquisa?

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS : ordem alfabética


TRABALHAR  ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE  E SIGLAS.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO CRÍTICA- identidade, data de nascimento( mais velho/ mais novo) Geografia( localizar o estado do candidato  no mapa) Q.V.L com o número dos candidatos

candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-8
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-31

candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-32
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-35
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-38
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-45
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-48
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-28
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-23
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-19
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-6
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-47
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-49
candidatos-bizarros-estranhos-engracados-nome-tse-eleicao2014-11