quinta-feira, 28 de maio de 2015

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - MANCHETES

A PP de um jornal é formada basicamente, de manchetes e chamadas que prendem a atenção do leitor. A PP é uma vitrine que antecipa ao leitor o que virá. Tem a função de incentivar o leitor a ler (comprar) o jornal. Para atingir este objetivo, as manchetes são objetivas e chamativas 


cabeçalho de um jornal é composto por todos os dados referentes àquela edição: nome do jornal em destaque, data, horário da impressão (para jornais de grande porte e com vários horários de impressão da capa), número da edição, responsáveis por ela, ano do jornal. São esses dados, com exceção dos nomes dos responsáveis e do horário, que compõem a citação bibliográfica, apenas restando o nome do repórter e a manchete da reportagem que a escreveram.
Subtítulo: Pode vir acima (sobretítulo) ou abaixo (subtítulo) da manchete. Esse é uma explicação um pouco mais detalhada sobre a manchete da qual faz parte. No exemplo acima, a manchete principal do caderno de esportes vem com o subtítulo “Galo pode ser campeão da Série B, hoje, contra o Ceará”. Isso complementa a manchete “Pelo título”, usada pelo editor.
Coluna: É a forma com que o jornal é disposto. Todo o jornal, tanto internamente quanto externamente, é escrito por meio de colunas e o jornalista, antes de escrever a reportagem já sabe, mais ou menos, o espaço reservado para aquela matéria. Esse espaço é contado por caracteres (cada letra e espaço conta como um) e a disposição das colunas do texto entregue pelo repórter é feita pelo diagramador, juntamente com o editor. Depois que o editor monta todo o jornal, com todas as reportagens, é que é, então, feita a primeira página com chamadas e manchetes daquelas reportagens que ele julga serem mais chamativas para o público-alvo daquele jornal. Ou seja, é o público-alvo que vai direcionar o editor na escolha das reportagens mais chamativas, com o intuito de aumentar as vendas nas bancas. fonte http://crv.educacao.mg.gov.br/

ATIVIDADE:
  Selecionei algumas matérias de jornais e revistas. Separei a manchete do subtítulo e da imagem.                            Disse, que na redação do Jornal, alguém deixou uma janela aberta e o vento misturou todas as partes. A  responsabilidade de colocar tudo  em ordem seria das crianças.