sábado, 1 de abril de 2017

TEXTOS PARA TRABALHAR COM O TEMA "PÁSCOA"

As origens do termo 
    A Páscoa, que significa passagem, é uma das datas comemorativas mais importantes e antigas entre as culturas ocidentais.
 Segundo historiadores, há milhares de anos atrás algumas sociedades, entre elas a grega, já festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março.
   Entre os povos da Antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

    A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII, por representar a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
    Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. 
Confira algumas sugestões de textos para trabalhar o tema Páscoa de forma interdisciplinar.



O que é?  O que é?
Tem bico de pato, mas não é pato;
 tem patas membranosas, mas não é peixe.

 bota ovos, é não é um mamífero.
 Não venha me dizer que é o coelhinho da Páscoa, porque coelhos são mamíferos mas, não colocam ovos.
Este animal existe, vive na Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia  e se chama ORNITORRINCO.
Nome Científico Ornithorhynchus anatinus.
Ele passa a maior parte do tempo nadando nos rios e lagos de água doce, tem o corpo coberto de pelo,  patas com membranas entre os dedos, cauda achatada e coloca OVOS. Ao nascer, os filhotes mamam do leite que escorre dos pelos da mãe pelos poros abdominais, pois esta não tem tetas. Os machos possuem esporões venenosos nas patas posteriores. O veneno é produzido durante a época reprodutiva e provavelmente, é usado para defender território.
Além de exótico, ornitorrinco é muito venenoso.
http://3.bp.blogspot.com/--NoBjOztJ4Y/UViZf5VzdQI/AAAAAAAAIX4/OE6ZNgSfDTo/s1600/48093_564445470246477_967032378_n.jpg
Resultado de imagem para ornitorrinco










http://www.anda.jor.br/06/04/2010/ajude-a-acabar-com-o-abandono-de-coelhos-em-florianopolis-sc